MARKETING EMPATICO
Segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa.
Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial ou trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.
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Relacionamentos são complicados, e quando falamos na relação entre gestores e equipes não é diferente, afinal o relacionamento impacta. O endomarketing atua nesse ponto exato, facilitando não só a comunicação, mas a relação em si entre a empresa e seus funcionários, em qualquer nível, através do engajamento.
Engajar um funcionário é quase que o mesmo que torná-lo feliz, porque ele passa a sentir parte ativa desta relação e quer fazer com que ela dê certo. O engajamento de uma equipe é como uma reconquista, como um casamento, onde o mais importante é a confiança e deve ser conquistada e renovada sempre.
Para isso acontecer, o planejamento de endomarketing tem que ser bem estruturado e eficaz, deve ter simplicidade para a sua execução, afinal, se for para complicar, melhor que não faça, não é mesmo? Mas como fazer para que essas relações sejam douradoras?
Ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções. Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação imediata. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.
Pedro Terra - Diretor Executivo da Agência Empatia
É um instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.
O nome é um acrônimo para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Também conhecida como análise F.O.F.A. ou análise F.F.O.A, a matriz deriva da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats).
Realizar uma análise F.O.F.A. leva a empresa a pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, dos seus proprietários e do mercado.
O uso dessa ferramenta visa alcançar os seguintes objetivos principais:Ter uma visão interna e externa do negócio.
Identificar os elementos-chave para a gestão da empresa.
Estabelecer prioridades de atuação e de decisões a serem tomadas.
Ter um “diagnóstico” da saúde da empresa: os pontos positivos, os potenciais competitivos nos quais se pode investir para aumentar o crescimento e os principais pontos críticos e de falha.
Definir posturas a fim de resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados.
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